Iberia: Uma breve historia

por Paulo Trindade

Ibéria com Tarantula

Ibéria com Tarantula

Os primeiros passos dados pelos Ibéria surgem em 1984 ainda com o nome de Asgarth. Sobre essa denominação duraram dois anos, até que as dificuldades encontradas levaram ao desanimo os seus músicos ainda jovens. No entanto, surge uma figura experiente (Francisco Landum, ex-TNT) que convence os jovens a recomeçar com uma nova denominação, surge então o nome Ibéria, sugerido por João Alexandre.

Em Janeiro de 1987 os Ibéria entram nos estúdios Midi (Lisboa) para 10 horas de gravação de onde resultaram os três temas “Hollywood” , “Lady in Black” e “Warriors”. Porém apesar de ter gravado a bateria em estúdio, Landum não era um elemento oficial da banda (viria a ser mais tarde, acumulando as funções de guitarrista e teclista) pelo que a banda procurava um baterista a tempo inteiro. Essa falha seria colmatada com a entrada de Tony Cê, cuja entrada completava a primeira formação dos Ibéria: João Alexandre (voz), João Sérgio (baixo), Toninho (guitarra) e Tony Cê (bateria).

Com a promoção da demo a decorrer a popularidade da banda começa a crescer, muito graças à passagem de alguns temas da banda em programas radiofónicos dedicados ao Metal  e à Musica Moderna Portuguesa. Na iminência desse crescimento surge o convite para tocarem no programa televisivo Clipmanias (RTP) o tema “Hollywood”.

Depois de alguns concertos, dois dos quais no mítico Rock Rendez Vouz surge o contrato discográfico com a Discossete para o lançamento de três álbuns. No entanto, são apenas lançados os álbuns “Ibéria” (1998) e “Heroes of Wasteland” (2000) e alguns singles promocionais, pois a editora atendendo à escassas vendas registadas no segundo longa duração decide cortar unilateralmente o contrato com a banda. Os Iberia entram num período de grande instabilidade resultante também da colaboração dos  elementos da banda noutros projectos (João Sérgio e Landum nos Da Vinci, João Alexandre nos Shangai Blue e Toninho nos UHF). Como produto dessa instabilidade a banda entra numa espécie de “hibernação” retomando actividades em finais de 1992 mas já sem a força registada anteriormente, culminando no fim da banda em 1996, dez anos após a sua origem.

Em 2007 João Sérgio começa a trabalhar no regresso da banda, como pode conferir noutro noutro artigo.

Para os antigos seguidores da banda ou para quem simplesmente não conhece a banda fica aqui o video-clip de “Mexico”, tema interpretado em português.

Deixe um comentário