Entrevista a Humanart

por Hell M.

Humanart… Esta banda nortenha já conta com alguns anos de existência na cena Nacional. Sofreram uma paragem de mais de um ano e agora voltaram de novo ao activo. Aproveitamos a oportunidade para entrar em contacto com o Guitarrista e mentor da banda JJ, o qual nos cedeu esta entrevista.

Humanart voltou recentemente ao activo depois de uma paragem de mais de um ano. O que nos podes falar acerca desta paragem ?? Em que termos é que influenciou o actual estado da banda ??

Esta paragem deveu-se ao fim de um ciclo em que Humanart passou a ser um projecto apenas meu, já que os restantes integrantes da última formação já não se adequavam ao que esta banda sempre significou, pelas mais variadas razões.
Como sempre mantive os meus ideais intactos, continuei com o projecto que havia dado início em 1998, e já pensava em gravar um novo trabalho tocando os instrumentos de cordas e cantando, entregando o resto das tarefas a convidados.
Mas como sempre dei grande importância às actuações ao vivo e à troca de ideias que se vive num colectivo, resolvi no início de 2007 recrutar novos membros, e assim consegui a formação que hoje se apresenta.

Achas que esta mudança de line up veio a beneficiar o trabalho da banda e o som praticado ?? Nota-se uma grande diferença no som actual relativamente ao passado…

Se fosse para prejudicar o nome desta banda esta formação seria logo abortada, por isso é garantida essa melhoria no som. Além do abandono dos teclados em prole de um som mais cru e agressivo, a prestação técnica e inter-acção dos novos integrantes também me deixa mais satisfeito.

Então esta nova sonoridade é uma abordagem mais próxima ao Black Metal do que o que vinha sendo praticado anteriormente…

A ideia inicial da banda sempre foi ter a sua base como Black Metal, incorporando alguns apontamentos de outros subgéneros do Metal. Com a evolução da banda a fórmula tem vindo a ser refinada…mas sem dúvida sempre BM!

Depois deste tempo de paragem, voltaram aos concertos. Como tem sido a reacção do publico em relação ás vossas actuações ??

As reacções têm sido bastante boas, a banda está a ficar bem entrosada e o público tem aderido.

Vocês editaram as demos cd’s “Fossil” em 2000 e “Hymn Obscura” em 2004. Para quando um novo lançamento de Humanart ??

Esperemos que para o fim do ano estejamos em estúdio, para editar talvez para fins de 2008 ou início de 2009.

Falando agora sobre a situação do Underground nacional. Fala-nos o que pensas sobre a evolução da nossa cena.

Neste momento parece-me que temos bastantes bandas, o que se pode constatar pelas agendas de concertos sempre preenchidas. Falta talvez o apoio das ditas “bandas maiores” portuguesas que podiam perfeitamente reforçar o nosso Underground com simples acções de apoio, coisa que não vejo…o pessoal esquece-se facilmente de onde veio. Esta união de que falo podia dar ao movimento o folgo que falta para crescer e se projectar dentro e além fronteiras.

Então achas que o nosso Underground poderia estar mais evoluído do que está, certo ??

Exactamente, falta-nos a união em torno do Metal, e não as típicas guerrinhas estilísticas ou de “a minha banda é mais conhecida do que a tua”, por exemplo. Há ainda o problema de sítios com qualidade para se tocar, e o Underground ressente-se e muito disso…

Diz-nos o que significa para ti Black Metal…

Black Metal é música carregada de raiva, inconformismo e reflexão, associados ao lado obscuro do ser Humano.

Podes revelar-nos quais são os vossos projectos para o futuro ??

Para futuro, continuar a dar muitos e bons concertos, e ir editando novos trabalhos sempre que chegue a altura de lançar novo material da banda. Embora não feche a porta a outras possibilidades, agradam-me bastante as edições de autor, por isso espero que no prazo de um ano esteja cá fora o próximo registo.

Obrigado pelo tempo disponibilizado para responder a esta entrevista. Deixo-te agora espaço para as ultimas palavras para todos os leitores de “O Poço do Inferno” e para todos aqueles que queiram saber um pouco mais sobre os Humanart.

Obrigado por apoiarem o Metal. Fortaleçam o Underground Português com a vossa presença nas actividades do mesmo…vemo-nos num próximo evento!!!

Deixe um comentário