ManInFeast – How One Becomes What One Is

por Paulo Trindade

Edição de Autor – 2009

O underground nacional tem demonstrado nos ultimos anos um crescendo de qualidade, crescendo esse de qualidade que raramente é acompanhado em originalidade. Parece-me que um dos pontos menos positivos que se podem apontar à musica de peso em Portugal é a parca originalidade. Não será desajustado afirmar que a maior parte das nossas bandas pouco mais arrisca do que “repisar formulas” muito em voga no exterior, resultando que essas bandas pouco mais são do que o “espelho” das suas influências mais directas.

Existe contudo algumas bandas que apesar de beberem às suas influências conseguem acrescentar algo mais a isso, uma dessas bandas são os ManInFeast.

Oriundos de Lamego, a banda surge na fase final de 2009 como uma bela revelação. Metal progressivo a piscar o olho ao Metal Industrial apresentado em formato Ep composto por 5 temas.

Ponto curioso é o facto de que do ponto de vista lirico a obra busca inspirações tão dispares como Friedrich Nietzsche, Sir John Maynard e Madame Blavatsky, conteudo lirico esse que é estruturado em 3 momentos: Introspecção, revelação e assimilação.

Gravado nos Blind & Lost Studios e contando com a boa captação de Gulhermino Martins (Thanatoschizo), “How One Becomes What One Is” resulta numa estreia auspiciosa da jovem banda. Som arrojado de cadência melódica e ambiental culminando a espaços com momentos de maior agressividade, merecendo destaque também a alternância entre sonoridade eléctrica (mais predominante, com destaque para riffs muito bem conseguidos) e electrónica.

ManInFeast surge nesta recta final do ano como uma banda emergente do underground que merece ser seguida com atenção, afinal de contas “How One Becomes What One Is” acaba não só por ser uma boa surpresa como vem provavelmente atribuir à banda uma responsabilidade acrescida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: