Darkside of Innocence – Infernum Liberus EST

por Paulo Trindade

Edição de Autor / 2009

Fruto de um trabalho de cerca de 4 anos, “Infernum Liberus EST” funciona como um belo cartão de apresentação dos Darkside of Innocence. Não será desajustado afirmar que este álbum de estreia potencia a jovem banda lisboeta como uma das revelações do ano.

Embora aborde uma temática habitual dentro do género praticado a banda consegue-o fazer de uma forma exemplar, através de uma historia dividida em cinco actos em que tomando como pano de fundo a luta entre o bem e o mal, centra-se no percurso de 2 personagens: Laila e Aneon. A primeira um anjo que tenta proteger o planeta Vália do segundo personagem, um demónio que teima em assombrar o dito planeta.

São ao todo 12 temas (incluindo uma introdução) de Black Metal de tendências góticas em que Cradle of Filth surgem como natural referência. E é precisamente neste aspecto em que a banda terá de melhorar, pois essas influências são demasiado visíveis, pelo que é justo esperar que a banda no seu percurso venha a fortalecer uma identidade mais vincada do que a apresentada nesta obra. No entanto, não obstante este reparo, não é nossa intenção por em causa a qualidade de uma obra quando ela se apresenta a um nivel acima da média.

A textura musical apresentada consiste no binómio melodia/agressividade, no jogo de vozes feminino e masculino, com especial realce para a o belo trabalho de voz de Pedro Remiz.

Não poderia terminar esta crónica sem realçar “In Nomine Dementia”, tema escrito em português. Além do excelente poema que está na base do tema, merece também destaque a sublime carga dramática apresentada. Um dos momentos do ano no que ao metal lusitano diz respeito.

Álbum disponível para download gratuito.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: