Metal Point: Howling Gale, Hell’s Blood, Warchitectt e Prayers of Sanity

por Paulo Trindade

Crónica e Fotos: Cátia Santos

Sábado dia 22 de Agosto decorreu mais uma noite dedicada ao Thrash no Metal Point. O cartaz apresentava quatro bandas: Howling Gale, Hell’s Blood, Warchitectt e Prayers of Sanity. A abertura do espaço foi às 22h e os concertos iniciaram às 22h30. Ao chegar ao local a banda de abertura Howling Gale já tinha actuado. Podia-se desde logo notar que o Metal Point encontrava-se com mais público do que ultimamente, tendo em conta a época de Verão que trás factores como férias, calor e festivais que levam ao afastamento das pessoas deste tipo de locais fechados. A boa disposição e a cerveja já entornada no chão transparecia a promessa de uma noite cheia de animação e o extremo calor do local já se fazia sentir, embora o ar condicionado estivesse a funcionar.

Hell

Howling Gale é uma banda de Famalicão, formada em Outubro de 2007 e que já conta com alguns temas originais como Empty Promises, Make It Happen, Your Screams e covers como Master of Puppets de Metallica.

Hell’s Blood foi a segunda actuação da noite. Esta é uma banda de Thrash de Santa Maria da Feira. As suas músicas têm um toque de  Iron Maiden. A presença em palco de Hell’s Blood era de confiança e a postura e altura do vocalista impunham respeito. Os adeptos de Hell’s Blood deram todo o apoio possível e a interacção do grupo com o público foi boa. Dentro das várias músicas tocaram “Hell’s Blood” e ao tocar um novo tema “Black Devil” sucedeu-se um momento deveras engraçado pois em simultâneo o baterista perdeu a baqueta, o guitarrista a palheta e o vocalista enganou-se a começar a música. A última música foi um cover de Iron Maiden “The Wicker Man”.

Warchitectt

Warchitectt, banda do Porto, deu continuação à animada noite. Esta banda formou-se em 2006 mas já sofreu variadas alterações na sua formação inicial. O seu concerto foi iniciado com um tema instrumental e há medida que começaram a tocar todas as pessoas se aproximaram do palco, notando-se nitidamente que era uma das bandas aguardadas da noite, ora não estivessem a tocar em casa. Neste concerto pode-se finalmente assistir a mosh e muito headbanging. No segundo tema quando o vocalista começou a cantar notou-se uma enorme discrepância entre o instrumental e a sua voz. Com uma voz extremamente fina e sem variações de timbre havia uma falta de encaixe que destoava imensamente. As músicas desta banda transmitem excessivas influências de Megadeth. Embora os fãs do grupo insistissem em dizer que aquele era o estilo de voz do que apelidam de Old School, o vocalista devia-se empenhar em fazer melhor para não destoar tanto do instrumental apresentado. É certo que os Warchitectt colocaram o público ao rubro. Um dos temas tocados foi uma cover de Testament, a qual não foi possível saber o nome.

Prayers Of Sanity

Por fim os Prayers of Sanity terminaram a noite com o Thrash de influências dos anos 80 mas introduzindo perfeitamente os dias de hoje com temas mais acelerados e voz distorcida provinda do trash metal actual. Esta banda formou-se em 2005 e a sua origem é Lagos, Algarve. Em 2008 lançaram o albúm “Religion Blindness” e as sua influências são grandes nomes como Pantera, Metallica, Testament entre outros.

O seu concerto foi explosivo e esta banda não se inibiu em distribuir a força e boa disposição do metal algarvio. A actuação foi repleta de mosh e entusiasmo o que levou a um tema extra “Something kills you all” e a um fim de noite em grande em que não faltou cerveja, calor e muita, muita boa disposição.

É sempre bom notar a presença de elementos de outras bandas que vão dar o seu apoio conotando ainda mais a fama da união entre bandas no Norte. Elementos como Pitch Black e Headstone e as próprias bandas que actuaram estiveram sempre a apoiar e desfrutar da música tocada.

De notar que o som estava mais uma vez muito alto, o que também provoca a distorção da música impedindo por vezes que se tenha uma noção mais límpida das melodias.

Anúncios

One Comment to “Metal Point: Howling Gale, Hell’s Blood, Warchitectt e Prayers of Sanity”

  1. Ola eu sou o vocalista dos hellsblood e queria agradecer a critica que me é bastante costrutiva muito obrigado….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: