Ramp – Visions

por Paulo Trindade

MetroDiscos/2009

Seis anos separam “Visions” do último longa duração dos Ramp, “Nude”, sendo que pelo meio a banda lançou o Ep “Planet Earth”.

Depois do álbum de 2003 que não teve aceitação fácil por parte da comunidade metaleira, os Ramp foram vitimas de alguns contratempos que atrasaram a edição de um novo álbum. Seis anos que permitiram à banda reciclar e amadurecer ideias que deram origem a “Visions”.

“Visions” pode até não ser um trabalho consensual, especialmente para os fans da banda mais antigos e puristas, mas é sem duvida um trabalho digno de elogios:

– Pela demonstração de capacidade da banda de re-inventar a sua sonoridade;

– Pela qualidade superior da música que a banda debita;

Digo re-inventar, pelo facto a banda arriscar novos elementos à sua identidade musical patenteada durante a sua carreira a banda. “Visions” demonstra uns Ramp ambiciosos e atentos ao que gira à sua volta.

Além do Thrash-Metal patenteado pela banda nos seus registos anteriores a banda incorre em sonoridades industriais com elementos electrónicos a terem singular importância. No entanto pese a inclusão de elementos electrónicos o som da banda não perde agressividade, permite sim maiores soluções criativas.

Como resultado a sonoridade de “Visions” pode caracterizar-se por um Thrash contemporâneo a piscar o olho ao Screamo/Core e à musica industrial, como aqui já foi referido. As estruturas musicais são variadas, com riffs ora próximos das sonoridades Core, ora mais próximos da linhagem Thrash mais clássica. A secção ritmica surge em bom plano neste registo, mas seria ingrato não referir o grande trabalho de Rui Duarte, provavelmente o mais intenso até à data.

A finalizar arriscaria que “Visions” além de ser o mais ambicioso trabalho de Ramp, significa o regresso dos Ramp à sua melhor forma.

Temas em destaque: “Blind Enchantment”, “Mud”, “Single Lines.” e “The Cold”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: